Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

Casos de Mercado

Utilização de sistema de gestão na Energisa Soluções

  • Publicado em: 20/12/2013

 

​​O Sistema de Gestão de Manutenção é um ERP (Enterprise Resource Planning) corporativo do Grupo Energisa, escolhido a partir da análise de aderência de diversos fornecedores concorrentes, cuja implantação é uma realidade em diversas empresas de manutenção elétrica e mecânica do Brasil. 

 
Neste ERP as empresas do Grupo Energisa fazem a gestão diária de todos os ativos próprios de Distribuição, Transmissão e Manutenção, assim como de clientes terceiros, em cumprimento às normas regulamentárias da ANEEL. Paralelamente, foram desenvolvidas melhorias integradas por parte da equipe de TI da Energisa nos sistemas legados, para que sejam adaptados à utilização do sistema.

 
Este sistema destaca-se pela customização de Rotinas de Manutenção de ativos, por critérios como, por exemplo, tempo entre manutenções ou vida útil de equipamentos. Na Energisa Soluções são utilizadas como referência as Guias de Manutenção desenvolvidas pelo Departamento de Engenharia de Manutenção e as Áreas de Supervisão, periodicamente revisadas e ajustadas em um processo de melhoria contínua.

 
Outro grande diferencial deste sistema de gestão da manutenção é a automatização de tarefas operacionais, através da utilização de um moderno sistema de recepção, apontamento e retorno de informações de execução via tablet, que pela conectividade permite o apontamento de informações e seu retorno imediato, viabilizando uma comunicação melhor e mais rápida entre a equipe executora e as equipes de planejamento e supervisão.

 
Em nível gerencial, o registro de histórico de manutenções por ativo permite a elaboração de projetos de investimento em melhorias de equipamentos e a possibilidade da criação de relatórios customizados por utilizador, uma exibição de informações com diferentes níveis de detalhe consoante à necessidade do gestor.