Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

Notícia

Energisa participa do 6º Fórum Latino Americano de Smart Grid

A modernização tecnológica acelerando a transformação do setor elétrico.

Entre os dias 26 e 28 de novembro, colaboradores da Energisa Soluções (ESOL) e das distribuidoras do Grupo Energisa participaram do 6º Fórum Latino Americano de Smart Grid em São Paulo.

Com o tema “A modernização tecnológica acelerando a transformação do setor elétrico”, o evento reuniu profissionais do mercado de energia elétrica da América Latina na busca de soluções definitivas para o uso eficiente da energia com a utilização do smart grid, além de apresentar o progresso tecnológico mundial aplicado em países desenvolvidos como Estados Unidos e Canadá na área de smart grid, sintetizar resultados obtidos e articular ações para criar condições de implementação de tecnologias.

As smart grids são redes inteligentes de transmissão e distribuição de energia elétrica. Ou seja, com a instalação de sensores na rede, é possível detectar informações sobre a operação e o desempenho da rede como o nível de tensão e a corrente, podendo, caso necessário, corrigir os problemas de forma automatizada, por meio de equipamentos eletrônicos e de infraestrutrura de Tecnologia da Informação (TI).

O gerente do Departamento de Gestão de Recursos (DEGR) da Energisa Soluções, Guilherme Barros de Mendonça, conta que “participar do Fórum permitiu ver como as empresas do mesmo ramo estão trabalhando; acompanhar os novos conceitos e tecnologias para avaliar as possibilidades de ampliar o portfólio de serviços da empresa”. Para Guilherme, a geração distribuída de fontes alternativas de energia como a solar e a eólica é uma realidade. “Temos que ficar atentos para este nicho de mercado. No Fórum pude perceber que a Energisa está no caminho e vem aplicando equipamentos e tecnologia alinhados com esta nova tendência na área de energia”.

Para o coordenador de Medição e Combate a Perdas da EMG e da ENF, André Reis, o Fórum permitiu atualizar a visão do cenário brasileiro em relação ao smart grid, quais as tendências e desafios para o setor elétrico. “Conseguimos ter informações atualizadas nas dimensões das distribuidoras, fornecedores das soluções, clientes e sociedade como um todo, além das preocupações com as políticas públicas que interferem no smart grid, desta forma a Energisa mostra-se envolvida nesta revolução tecnológica do setor elétrico”.

Fórum Smart Grid

Da Energisa estavam presentes também: os analistas da vice-presidência de Regulação, Felipe Tenório Vicente e Thaís Morais Abadio; o supervisor de Projeto e Obras da ESOL, Fabrício Raimundo Carvalho; o coordenador Corporativo do Centro de Engenharia de Medição de Perdas, Marco Antônio Pinheiro Flores; e o gerente Corporativo de Proteção à Receita, Manoel Messias Vieira de Menezes Junior.

Participaram do Fórum representantes de concessionárias, grandes consumidores e produtores de energia, governos, agências reguladoras, fabricantes, agentes financeiros entre outros.

​​​

Compartilhe nas redes sociais