Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

Notícia

ESOL no primeiro Fórum Gestão Operacional de Parques Eólicos

Encontro debate a gestão e O&M dos parques eólicos do Brasil.

Na última semana, entre os dias 7 e 8 de outubro, no auditório de Furnas no Rio de Janeiro, a Energisa Soluções (ESOL) participou do 1º Fórum Gestão Operacional de Parques Eólicos — um encontro para debater a gestão e a operação e manutenção (O&M) estratégica dos parques eólicos do Brasil. O diretor de Operações da ESOL, Camilo Pontes, foi um dos palestrantes do evento, que contou também com o patrocínio da empresa. O gerente do Departamento Comercial Marco Gasparoni e o gerente de Negócios Felipe Andreas também participaram do Fórum.

Fórum Gestão Operacional

Para Camilo Pontes, “participar do fórum permitiu apresentar a ESOL ao mercado como uma empresa prestadora de serviços de O&M de infraestrutura (BOP), de linhas de transmissão e de subestações de usinas eólicas. Agora estamos preparando a empresa para incluir no nosso portfólio a O&M dos aerogeradores, sendo pioneira neste tipo de serviço, já que hoje é prestado somente pelos próprios fabricantes. Ficou evidente a preocupação dos desenvolvedores em ter opções no Brasil de empresas que prestam este tipo de serviço”, disse.

Camilo Pontes tem grande referência no segmento de eólica, desde quando esteve à frente da O&M de 11 parques eólicos no Nordeste. Ele foi responsável pela instalação, comissionamento e organização de O&M destes parques durantes os quase quatro anos em que foi Diretor de Operações para América Latina no Grupo Suzlon/Repower, a 5ª maior fabricante de turbinas eólicas no mundo e provedora soluções integradas em projetos, instalação e gestão de parques eólicos.

Portanto, no painel “Operação & Manutenção na Indústria de Energia Eólica: buscando a Excelência Operacional”, ele apresentou um case de sucesso, destacando os principais desafios e as melhores práticas na gestão operacional das usinas de geração eólica.

Furnas

Além disso, a equipe aproveitou o encontro para, além da troca de experiências, fazer importantes contatos com possibilidade de contratos. A ESOL vai formalizar propostas comerciais a seis empresas entre desenvolvedores e geradores de energia e fabricantes de aerogeradores.

Hoje no Brasil, a energia eólica é a fonte de geração de energia elétrica que mais cresce desde 2009, quando o governo brasileirtomou uma série de medidas de incentivos para introduzir a energia eólica na matriz elétrica brasileira.

O primeiro Fórum Gestão Operacional de Parques Eólicos teve a promoção e apoio oficial de Furnas e organização da Blue Ocean Business Events.

Compartilhe nas redes sociais